Técnico

  • Manual do Centro de Pesquisa Série Pesquisa Clínica

    Autor: Renata Bendit

     O Brasil vem, nos últimos anos, participando de uma forma crescente em estudos clínicos com foco no desenvolvimento de novos fármacos, testes diagnósticos,

    equipamentos ou aparelhos e dispositivos que ajudam no tratamento de enfermidades. As indústrias farma cêuticas, nacionais e internacionais, estão cada vez mais preocupadas em contar com centros de pesquisa que estejam aptos a garantir que a condução desses estudos por elas patrocinados cumpra os padrões nacionais e internacionais de qualidade científica e ética.
    O aprimoramento desses centros contribuirá, portanto, para a exposição do país e sua maior inclusão global nesta área de atuação.
    Este manual pretende ajudar os centros de pesquisa fornecendo conhecimento básico nas principais etapas da condução de estudos clínicos.
  • Desenvolvimento de Medicamentos no Brasil

    Autor: Camille Rodrigues da Silva

    O livro Desenvolvimento de Medicamentos no Brasil: Evolução e Cenário atual traz a rica experiencia da coordenadora editorial e todos os colaboradores participantes sobre diversos aspectos do desenvolvimento de medicamentos no país. Entre os temas abordados estão o advento dos medicamentos genéricos, fitoterápicos, além de produtos inovadores. E vai além, com o
    histórico dos estágios iniciais do desenvolvimento, estudos em animais e humanos, incorporando ainda a visão dos prestadores de serviços neste segmento e cooperação entre universidades e
    empresas no país.
    Enriquecem também o conteúdo deste livro depoimentos singulares de pessoas de alto conhecimento sobre o assunto e participantes ativos do histórico de desenvolvimento de
    produtos farmacêuticos no pais, que engrandecem a obra com suas contribuições.
    Participam deste livro 24 colaboradores, entre autores e depoentes, além da coordenadora editorial. Toda esta experiencia conjunta consolida projeto ímpar no pais, carente de bibliografia sobre o assunto.
    Esta obra é destinada aos profissionais interessados em conhecer mais os aspectos do desenvolvimento de produtos farmacêuticos no Brasil e a história de como chegamos até o momento atual, além de compreender perspectivas e desafios futuros.

  • E-book - Cyberpreview - Cibernética aplicada à prevenção de erros e falhas

    Autor: Jorge Gomes

     A cibernética é a ciência que, a partir do funcionamento do cérebro humano, projeta sistemas análogos em diversos ambientes, originando novas tecnologias como: vida artificial, realidade virtual, software inteligente, agentes artificiais, tecnologias da automação, robótica, mecatrônica nanotecnologia e muito mais.

     Na evolução industrial, as máquinas ampliaram nossos músculos, ajudando-nos a construir grandes cidades e vastas fazendas ou visitar espaços. A evolução da informação é muito mais sutil, nos ajuda a construir cidades maiores, plantar melhores produtos em áreas menores e ultrapassar o céu para chegar até as estrelas. As manifestações físicas da evolução da informação estão se integrando cada vez mais à nossa vida pessoal e profissional. É claro que o homem não poderá construir um novo conjunto habitacional sem a ajuda de retroescavadeiras, máquinas de terraplanagem, tratores e guindastes, porém vamos interagir com a cibernética para complementar a missão. Assim, quando a tecnologia nos direciona, usamos esta mesma tecnologia para controlá-la.
     
    Como seres humanos, nós nos adaptamos, como sempre fizemos, às condições mutáveis do planeta. Desta vez, em vez de uma idade do gelo, temos de nos adaptar a expansão do nosso conhecimento através da expansão das nossas mentes.
     
    Este livro não fala apenas da Cibernética, ele aborda uma profunda possibilidade de modificação do nosso espaço vital, ele discute a nossa adaptação a um futuro no qual a distinção entre o digital e físico se tornará imperceptível. Um futuro no qual os limites entre a imaginação e o possível se tornarão imprecisos.
    A proposta do Autor em aliar a inteligência humana à inteligência artificial é, simplesmente um reconhecimento à possibilidade de existência de uma comunidade especial acima da média, alertando a humanidade que o impossível não é assim tão impossível como falam e, o que precisamos é, interagirmos, destruindo obstáculos indestrutíveis ao olho de uma única pessoa.
     
    É, simplesmente inacreditável saber que, em pleno século XXI, o homem permanece sendo vítima irreversível do seu trabalho quando não, está tornando vítimas outras pessoas inocentes envolvidas no seu processo de trabalho por atitudes comportamentais reprováveis e passíveis de controle por ações preventivas.
  • Programa de Biodiesel no Estado de Pernambuco: Situação Recente e Perspectiva das Matérias-primas

    Autor: Edgar Santos Medeiros Dessoy

     Edgar Santos Medeiros Dessoy

     
    Formado em Administração pela Faculdade Pernambucana em 2006; especialização em Política, Educação e Gestão Ambiental pela UFRPE, em 2008; tenho Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela UFRPE em 2010; e Especialização em Capital Humano pela UFPE em 2012.
  • Ebook: POLÍTICA PARA TODOS

    Autor: José Olive de Santana

    Professor Oliva reaviva através desse livro a temática mais importante para a sociedade: política. E o desafio maior para cada cidadão e cidadã é ter noção clara sobre política e as relações com as instituições políticas. Pois no dia a dia depende-se da política para continuar vivendo: trabalhar, ter renda, consumir, produzir,comercializar,...e realizar os sonhos. Mas nada disso se faz isoladamente. Existe uma interação com os outros.

    Viver, na visão existencialista, é ser com os outros. Por isso não se faz política sozinho. É uma atividade que se faz através de um grupo que tem valores e interesses convergentes.
    Conquistar a população para fazer política é o desafio mais interessante que uma pessoa pode se propor a fazer.

    Professor Oliva está de parabéns! Fazer política é preciso.
    Hélio Amorim de Oliveira
  • E-BOOK: Cadeia de Suprimentos: um novo modelo de gestão empresarial

    Autor: Otacílio Moreira e Sergio Silvestre M. P. Teixeira

    A adoção do Modelo de Cadeia de Suprimentos (Supply Chain) por Empresas brasileiras, neste momento, não é muito diferente do resultado recente de pesquisa realizada por um time da  Accenture e a Universidade de Stanford.

    A pesquisa mostra uma correlação entre o sucesso financeiro das empresas participantes e a sofisticação dos investimentos no Modelo de Cadeia de Suprimentos. As líderes e inovadoras mostram um crescimento superior às ditas média do mercado (as que vivem investindo em transformação e recuam diante de incertezas) e maior ainda em relação às retardatárias (que ficam esperando os resultados para ver se investem ou não).
     
    A pesquisa identificou ainda as melhores práticas, desafios, métricas e fatores de sucesso que acompanha mas transformações das que acreditaram neste novo modelo. Poucas empresas
     
    questionam a relevância da Gestão da Cadeia de Suprimentos ou ainda céticas quanto à contribuição que este novo Modelo de Negócio traz para adicionar ao negócio um crescimento sustentável e servir aos clientes de forma mais efetiva.
     
    No entanto, ainda encontramos um número muito grande de empresas para as quais Supply Chain é uma função linear de: compra, vender, entregar e receber o pagamento.
1 2 3 4
Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.