Mari Regina Anastacio e Tathyana Gouvêa

Mari Regina Anastacio e Tathyana Gouvêa

 Mari Reigina Anastacio (Coordenadora)

Educadora e empreendedora social. Mestre em Administração. Doutora em Educação com ênfase em Educação Transformadora Transdisciplinar. Cofundadora e Diretora Executiva da Ecoversidade InterSer. Cofundadora e Diretora Educacional da Associação Gente de Bem, onde é membra da equipe de Coordenação pedagógica da especialização em Educação Transformadora. Professora da Escola de Negócios da PUCPR, atuando também como líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Recebeu em 2018 a menção honrosa Zilda Arns, concedida pela Rede de Mulheres Executivas do Brasil (MEX), como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da educação e por ser uma referência de liderança na área. Coordenou representando a PUCPR o Projeto SE-HUB, financiado pela União Europeia – Programa Erasmus+. Possui publicações acadêmicas (nacionais e internacionais) nas áreas da educação e administração. Autora e organizadora de livros nas áreas de educação e administração. Palestrante em eventos nacionais e internacionais

 

Tathyana Gouvêa (Coordenadora)

Doutora em Inovação Educacional e Pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), mestra em Gestão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e administradora pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Coordenou a pesquisa Educação de Alma Brasileira (2017) e o livro internacional EDUshifts: O Futuro da Educação é Agora! (2016) e é coautora do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira, organizado pelas universidades Stanford e Columbia (2019). Desenvolve formações, pesquisas e consultorias na área de Gestão e Inovação Educacional na perspectiva democrática e integral para escolas, governos e terceiro setor. Atualmente, é professora de graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades, em São Paulo, e da especialização em Educação Transformadora da Associação Gente de Bem, em Curitiba. 

 

Autores:

Mari Regina Anastacio
Luís Carlos de Menezes
Tathyana Gouvêa
Juliana Caetano
Alex Bretas
Sonia Gondim 
Laila Leite Carneiro 
Daniela Campos Bahia Moscon
Evary Elys Anghinoni
Marcelo Castilho
Jaqueline Gomes de Jesus
Alex Mourão Terzi
Cassiana Buosi
Flavia Vivacqua

  • Inteligência Genuinamente Humana

    Segmento: Educação

    ONDE ENCONTRAR O LIVRO FÍSICO E O E-BOOK

    Amazon: Livro físico  -  E-book
    Americanas: Livro físico
    Um livro: Livro físico
    Submarino: Livro físico
    Estante Virtual: Livro físico
    Shoptime: Livro físico

    Google Play: E-book

    Diante dos avanços tecnológicos e dos desafios sociais, sanitários, econômicos, demográficos e ambientais que estamos vivenciando e que seguirão em nosso cotidiano nas próximas décadas, acreditamos na retomada do humanismo como fator fundamental para superá-los. Por isso, trazemos para o centro de atuação da Ecoversidade Interser, e das reflexões deste livro, a temática da inteligência genuinamente humana.

    Todo tipo de inteligência tem implicado em si o ato de aprender. Nesse sentido, o contexto atual vem demonstrando a importância de revisitarmos os processos e espaços de aprendizagem humana, tanto em termos de como são concebidos em seus fundamentos, quanto nas formas de acesso e nos mecanismos que vinham sendo utilizados até então. 
    Os avanços das tecnologias da informação e da comunicação incitam a aprendizagem como algo cada vez mais líquido, uma vez que os conhecimentos se tornam rapidamente obsoletos. Ainda é necessário considerar que o advento da inteligência artificial (IA) permitirá que os humanos façam uso de aprendizagens proporcionadas pelas máquinas, ao mesmo tempo que elas substituirão, em alguma medida, a produção de conhecimentos que era atribuída às pessoas. 
    A proposta de aprendizagem ao longo da vida vem nos mostrar que estamos expostos à necessidade de torná-la um movimento contínuo em nossas trajetórias, seguindo um fluxo de aprender, ressignificar e reaprender de maneira constante.
    Precisamos compreender que, diante dos desafios a que estamos expostos, esses processos de aprendizagem ultrapassam aspectos relacionados ao letramento intelectual e à preparação para o trabalho, perpassando as diversas dimensões de nossas vidas. Nesse sentido, merecem atenção aspectos mais amplos que envolvem, além da esfera individual (das aprendizagens de cada indivíduo), a esfera das relações presentes na comunidade planetária formada por seres humanos e não humanos, coabitando um mesmo espaço-tempo histórico de modo interdependente.
    Partindo dessas reflexões, trazemos neste livro a emergência da necessidade de competências globais que permitam às pessoas o desenvolvimento da inteligência genuinamente humana, para que elas se sintam mais aptas a navegar em meio ao mundo que vem se mostrando cada vez mais incerto, caótico, incompreensível, frágil, ágil e complexo.
     
    Depoimentos:
    Precisamos cada vez mais de iniciativas como a proposta neste livro: um grupo diverso de pesquisadores apaixonados por aprendizagem oferecendo seus olhares de maneira embasada e convidativa. Impossível não ampliar nossa percepção sobre a importância do aprender em nossa sociedade.
    Conrado Schlochauer - Autor do best-seller (ou livro mesmo) Lifelong Learner e cofundador da Nōvi – a lifewide learning company
    —----------------------------------------------------------------------------
    Não haverá tecnologia que conceda à essência humana a capacidade de se autogerir. Quem ficar à deriva de si mesmo, da essência do humano, perderá o comando de sua trajetória nessa existência. A valiosa obra que aborda a Inteligência Genuinamente Humana conduz o leitor a profundas reflexões sobre a metacognição. Vale a pena aprender! Permita-se essa experiência quantas vezes seu caminho lhe requisitar!
    Maria Sílvia Bacila - Secretária de Educação de Curitiba (Paraná)
    —----------------------------------------------------------------------------
    O livro nos provoca a pensar e lembrar de elementos humanos intrínsecos a tecnologias digitais: emoção, educação, cognição, criação, colaboração, diversidade e razão! Em um momento que parecemos rendidos a tecnologias impostas, os capítulos nos lembram que humanidade faz e significa tecnologias. O futuro da tecnologia está em falar mais de humanidade e menos de tecnologias.
    Rodrigo Barbosa e Silva - Empresário da área de computação, pós-doutor pela Universidade de Stanford e pesquisador do TLTL Columbia
     —----------------------------------------------------------------------------
    Falar sobre os impactos da inteligência artificial e os demais avanços tecnológicos para a educação é tão importante quanto infrequente nos debates na área em plena terceira década do milênio. Bom que a Ecoversidade Interser tenha se proposto a enfrentar esse tema organizando um livro coletivo que afirma a importância do resgate do que é genuinamente humano.
    Helena Singer - Pós-doutora em Educação e vice-presidente da Ashoka América Latina
    —----------------------------------------------------------------------------
    A desconexão é a doença de nossa época. Estamos desconectados de nós mesmos, do outro e da mãe natureza. Cada competência brilhantemente desenvolvida neste livro nos apresenta caminhos para o resgate da reconexão. Convido você a fazer esse mergulho em si mesmo e a desenvolver as competências de que precisamos para a sobrevivência humana e a do planeta.
    Gustavo Arns - Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade
    -----------------------

     

Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.