Notícias - Veja como funciona a comercialização sob demanda e a distribuição de e-book

07 de julho de 2021

 Saudações!

Segue abaixo uma descrição de como atuamos no processo editorial

Para melhor entendimento, dividimos em três fases.

Produção, comercialização e divulgação.

Todas as fases são opcionais.

 

1)     FASE DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE:

Produza seu livro impresso ou e-book.

Nesta fase, o autor é quem arca com os custos da produção.

A Editora oferece diagramação, capa, ISBN, preparação de texto, revisão gramatical, e-book, e-book de demonstração, marcador de texto, convite virtual, impressão de livros a partir de 20 exemplares e lançamento do seu livro em livraria à sua escolha.

Todos os itens da produção são opcionais. Você pode optar por cada desenvolvimento de forma independente.

Se sua intenção é apenas entrar nos canais de comercialização de livro e e-book, então a Editora exige apenas os desenvolvimentos da diagramação, capa e revisão gramatical.

Se pretende apenas imprimir os livros para uso privado, oferecemos a opção a partir de 20 exemplares em diante, chegando a altas tiragens. Interessante saber que, quanto maior a tiragem, menor o valor unitário. Neste caso, todos os itens são opcionais.

Mas, se além de imprimir, a intenção for também de comercializar, então, veja abaixo os módulos de comercialização e divulgação.

No final desta proposta segue uma simulação de orçamento, baseado em um livro de 120 páginas para que você tenha uma ideia de valores.

Se optar por fazer um orçamento, precisamos das seguintes informações: título, formato do livro, número de páginas, tipo de papel (modelos no final da proposta), se tem tabela, se a impressão é monocromática, colorida ou com partes coloridas (neste caso, preciso da contagem das páginas com mais de uma cor). O ideal é enviar o arquivo para a Editora por meio do e-mail: orcamento.autores@nelpa.com.br  para, assim, definirmos a melhor disposição com o melhor custo e benefício. No site da Editora, também existe a possibilidade de preencher uma proposta de orçamento.

 

2)     FASE DA COMERCIALIZAÇÃO:

Livro impresso e e-book ou somente e-book

Existem duas formas de comercializar o livro impresso.

1ª forma: Sistema P.o.D (Print on dmand) – Livros sem estoque:

Acontece apenas por meio de e-marktplace conveniados à editora (relacionados no fim da proposta).

Depois de efetuada a compra pela virtual, o pedido será encaminhado à editora e, então, entramos em um processo de impressão e logística on demand para atender exatamente no dia estimado pela loja.

Nesse sistema, o autor não terá nenhum compromisso financeiro e a editora repassa 10% do preço de capa sobre o livro vendido para o autor. O relatório de vendas é postado sempre nos dias 31 de janeiro e 31 de julho, podendo ser solicitado a qualquer momento.

 

2ª forma: Com estoque pelo autor:

Neste sistema, é o autor quem realizará a entrega do livro ou dos livros para o consumidor final.

Segue o mesmo procedimento de cadastros em e-marketplace, mas, em vez de ser impresso pela Editora, será encaminhada um pedido de venda para o autor fazer a entrega do livro via correios.

Neste formato de vendas, o autor repassa 10% do preço de capa para a Editora. O acerto poderá ser realizado mensalmente ou em uma data combinada entre o autor e a Editora.

 

Comercialização do e-book:

Utilizamos a parceria de uma distribuidora digital para fazer a comercialização do ebook nos canais de e-marketplace.

Interessante saber que o e-book distribuído nestes canais serão em Epub e pdf. 

O Epub é um tipo de arquivo refluível e responsivo, mais utilizados em dispositivos móveis por se adaptar a qualquer tipo de dispositivo e oferecer opções configuráveis no documento.

O pdf é um tipo de layout fixo e não responsivo. Seu layout fica fixo em qualquer tipo de dispositivo e não abre opções configuráveis quanto a fonte, tamanho e cor do fundo.

Em geral, ao realizar a compra, a loja libera o download para até 5 dispositivos. Para tanto, é necessário um aplicativo para utilizar o e-book em epub.

Neste modelo, a Editora repassa 10% do preço de capa sobre o e-book  vendido para o autor. O relatório de vendas é postado sempre no dia 31 de janeiro e 31 de julho, podendo ser solicitado a qualquer momento.

 

3)     FASE DA DIVULGAÇÃO:

Nesta fase, utilizamos algumas estratégias digitais para divulgar o livro impresso e o e-book.

Posts, vídeos e e-book de demonstração.

Fazemos postagens nas redes sociais com uma descrição vinculada ao post, em que será fornecida uma breve sinopse, um link para acessar o e-book de demonstração gratuita e um link para assistir ao vídeo do livro no Youtube. Na descrição do Youtube, segue o mesmo processo.

O vídeo do autor será produzido por ele mesmo de forma caseira e editado pela equipe da Editora Nelpa, em seguida, será postado no canal da Editora no Youtube.

A Editora sede o espaço no canal da plataforma digital para o autor continuar postando vídeos referente ao tema do livro, como dicas, entre outras informações.

Assim, é importante saber que, para acessar o link de download, a pessoa interessada no seu livro vai ser direcionado a uma página de conversão, em que deverá deixar nome e e-mail, gerando, assim, uma lista de interessados no seu livro. Com essa lista, poderemos convidar as pessoas para participarem de um webinar ou um congresso digital, aumentando, de forma satisfatória, a interação e a confiança com os leitores.

Impulsionamento

Depois de ter criado a plataforma de divulgação, chegou a hora de realmente fazer funcionar a estratégia.

Você pode usar o post criado para fazer o impulsionamento nas redes sociais, tais como o Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Google.

Você decide o quanto quer gastar para impulsionar o post. A própria rede social indica o alcance em tempo real. Por exemplo, se você for gastar R$ 2,00 reais por dia, durante 10 dias, o alcance chega a 300 pessoas diárias. Quanto maior a injeção de créditos, valores em dinheiro, maior o alcance de pessoas, podendo chegar a milhares por dia.

A comercialização e divulgação não tem custo, apenas se optar para fazer o impulsionamento em redes sociais. Quem arca com essas despesas é o autor.

 

REFERÊNCIAS:


Relação de E-marketplace para comercialização:

E-marketplace para livro impresso:

Amazon, Americanas, Submarino, Shoptime, Mercado Livre, Estante Virtual e Um livro.

 

E-marketplace para E-book:

Amazon, Kobo, Apple, Nook/Barnes Noble, 24 Symbols, Google, Árvores de Livros, Saraiva, Bem-Te-Li, Livraria Cultura.

 

Tipo de papel comumente usados em livros

Offset = papel branco com gramatura padrão comumente usados;

Pólen = papel levemente amarelado com baixa refração de luz e ligeiramente mais encorpado, indicado para leitura extensas;

Reciclado = papel reciclado e misturado com outro papeis. Por mais que seja reciclado é um papel com um valor um pouco mais elevado que o papel offset e pólen;

Couchê = papel nobre indicado para impressão de imagens coloridas. Destaca a impressão, ressaltando uma cor mais viva, porém é um papel com um valor bem mais elevado que os demais citados anteriormente. É o mesmo papel usado em revistas.


E-Marketplace: também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a Internet. Fonte: https://www.significados.com.br/marketplace/

Um documento EPUB refluível permite ao leitor otimizar o conteúdo dependendo do dispositivo de vídeo. Também, oferece a opção para alterar a fonte, o tamanho da fonte, a cor de fundo da tela e usar um marcador de página.

 
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