Amantino Camilo ALves e Carlos Macedo Romeiro
Amantino Camilo Alves (O Poeta sem Cultura)
Poeta, escritor, artista popular, artesão, raizeiro. Nascido em 1941, em Coroaci-MG. Conhecido também como o Poeta Sem Cultura. Há mais de 40 anos reside em Ribeirão das Neves-MG (Região Metropolitana de Belo Horizonte)
Carlos Macedo Romeiro (O Poeta no Caminho)
Poeta, Filósofo, Teólogo, Espe-cialista em Gestão Educacional, Especialista em Acompanha-mento Espiritual, Treinador Comportamental. É natural de Cristópolis-BA, residente no Distrito Federal há mais de 20 anos. Foi no Ensino Fundamental que começou a gostar de Poesia e também a declamar poemas dos outros, mas só bem depois começou a escrever e a declamar os próprios poemas.
Os mensageiros
Segmento: Poesias
Os dois autores, embora com idades, formações e culturas tão distintas, teceram as suas tramas poéticas a partir de um evento político que desenhou dicotomicamente a atual geografia do Brasil em termos de vida rural e vida urbana. O grande fenômeno migratório em massa, fruto do processo de urbanização e industrialização das políticas desenvolvimentistas, é chamado pelas Ciências Sociais de “êxodo rural”. Milhares de famílias deixaram os campos para viverem na cidade no período que corresponde às décadas finais do século XX (1960 a 1990).