Educação

  • Inteligência Genuinamente Humana

    Autor: Mari Regina Anastacio e Tathyana Gouvêa

     

    Pré-Venda: R$ 50,00 - De 19/07 a 05/08 de 2022
    Os livros serão entregues a partir do dia 17 de agosto
    ------------------------------------

    Diante dos avanços tecnológicos e dos desafios sociais, sanitários, econômicos, demográficos e ambientais que estamos vivenciando e que seguirão em nosso cotidiano nas próximas décadas, acreditamos na retomada do humanismo como fator fundamental para superá-los. Por isso, trazemos para o centro de atuação da Ecoversidade Interser, e das reflexões deste livro, a temática da inteligência genuinamente humana.

    Todo tipo de inteligência tem implicado em si o ato de aprender. Nesse sentido, o contexto atual vem demonstrando a importância de revisitarmos os processos e espaços de aprendizagem humana, tanto em termos de como são concebidos em seus fundamentos, quanto nas formas de acesso e nos mecanismos que vinham sendo utilizados até então. 
    Os avanços das tecnologias da informação e da comunicação incitam a aprendizagem como algo cada vez mais líquido, uma vez que os conhecimentos se tornam rapidamente obsoletos. Ainda é necessário considerar que o advento da inteligência artificial (IA) permitirá que os humanos façam uso de aprendizagens proporcionadas pelas máquinas, ao mesmo tempo que elas substituirão, em alguma medida, a produção de conhecimentos que era atribuída às pessoas. 
    A proposta de aprendizagem ao longo da vida vem nos mostrar que estamos expostos à necessidade de torná-la um movimento contínuo em nossas trajetórias, seguindo um fluxo de aprender, ressignificar e reaprender de maneira constante.
    Precisamos compreender que, diante dos desafios a que estamos expostos, esses processos de aprendizagem ultrapassam aspectos relacionados ao letramento intelectual e à preparação para o trabalho, perpassando as diversas dimensões de nossas vidas. Nesse sentido, merecem atenção aspectos mais amplos que envolvem, além da esfera individual (das aprendizagens de cada indivíduo), a esfera das relações presentes na comunidade planetária formada por seres humanos e não humanos, coabitando um mesmo espaço-tempo histórico de modo interdependente.
    Partindo dessas reflexões, trazemos neste livro a emergência da necessidade de competências globais que permitam às pessoas o desenvolvimento da inteligência genuinamente humana, para que elas se sintam mais aptas a navegar em meio ao mundo que vem se mostrando cada vez mais incerto, caótico, incompreensível, frágil, ágil e complexo.
     
    Depoimentos:
    Precisamos cada vez mais de iniciativas como a proposta neste livro: um grupo diverso de pesquisadores apaixonados por aprendizagem oferecendo seus olhares de maneira embasada e convidativa. Impossível não ampliar nossa percepção sobre a importância do aprender em nossa sociedade.
    Conrado Schlochauer - Autor do best-seller (ou livro mesmo) Lifelong Learner e cofundador da Nōvi – a lifewide learning company
    —----------------------------------------------------------------------------
    Não haverá tecnologia que conceda à essência humana a capacidade de se autogerir. Quem ficar à deriva de si mesmo, da essência do humano, perderá o comando de sua trajetória nessa existência. A valiosa obra que aborda a Inteligência Genuinamente Humana conduz o leitor a profundas reflexões sobre a metacognição. Vale a pena aprender! Permita-se essa experiência quantas vezes seu caminho lhe requisitar!
    Maria Sílvia Bacila - Secretária de Educação de Curitiba (Paraná)
    —----------------------------------------------------------------------------
    O livro nos provoca a pensar e lembrar de elementos humanos intrínsecos a tecnologias digitais: emoção, educação, cognição, criação, colaboração, diversidade e razão! Em um momento que parecemos rendidos a tecnologias impostas, os capítulos nos lembram que humanidade faz e significa tecnologias. O futuro da tecnologia está em falar mais de humanidade e menos de tecnologias.
    Rodrigo Barbosa e Silva - Empresário da área de computação, pós-doutor pela Universidade de Stanford e pesquisador do TLTL Columbia
     —----------------------------------------------------------------------------
    Falar sobre os impactos da inteligência artificial e os demais avanços tecnológicos para a educação é tão importante quanto infrequente nos debates na área em plena terceira década do milênio. Bom que a Ecoversidade Interser tenha se proposto a enfrentar esse tema organizando um livro coletivo que afirma a importância do resgate do que é genuinamente humano.
    Helena Singer - Pós-doutora em Educação e vice-presidente da Ashoka América Latina
    —----------------------------------------------------------------------------
    A desconexão é a doença de nossa época. Estamos desconectados de nós mesmos, do outro e da mãe natureza. Cada competência brilhantemente desenvolvida neste livro nos apresenta caminhos para o resgate da reconexão. Convido você a fazer esse mergulho em si mesmo e a desenvolver as competências de que precisamos para a sobrevivência humana e a do planeta.
    Gustavo Arns - Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade
    -----------------------
  • Super Professor

    Autor: Abias Cachindele Tchombossi

     Inusitado título do livro, mas que cabe muito bem, e ainda mais, uma justa homenagem aos professores. Um ser humano de peito aberto e com a mente iluminada traz de volta à educação, os princípios da doutrina da mente (pensar) e da doutrina do coração (sentir) em perfeito equilíbrio dará o verdadeiro sentido do título deste livro de forma genial. 

    O professor Abias é destes teimosos da educação porque acredita fielmente nela como instrumento de mudança do estado de consciência de um povo e de uma nação; portanto, este jovem educador se debruçou sobre livros e leituras para dar sua contribuição a educação de Angola e com certeza irá além-fronteiras. E em muitas de nossas conversas, ele sempre se referia a uma educação voltada ao humanismo, ao preparo do professor no domínio das relações humanas, base fundamental para os professores estabelecerem um vínculo de confiança entre seus alunos, como bem o deseja o processo de educação qualitativo e não apenas quantitativo. 
    Prof.Direceu Moreira.

    ONDE ENCONTRAR:
      Loja Nelpa: 
      Amazon: Acessar a loja
      Magazine Luiza: 
      Estante Virtual: Acessar a loja
      Um Livro: Acessar a loja
      Shoptime: Acessar a loja
      Americanas: Acessar a loja
      Submarino: Acessar a loja
      Casas Bahia: 
      Ponto Frio: 
      Extra: 

    ----------------------------------------

     

  • EVASÃO ESCOLAR E SUAS MANIFESTAÇÕES NA EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

    Autor: Marcos Roberto Diniz

     O objetivo desta obra é analisar os principais pontos que causam a evasão escolar na educação técnica e profissional e apontar soluções viáveis, baseadas na larga experiência gerencial do autor.

    Graças ao estilo objetivo que conduz esta obra, Marcos Roberto Diniz traz abordagens claras e resolutivas, transformando este livro em uma ferramenta útil e fácil para os profissionais da educação que buscam criar e aplicar estratégias de combate à perda de alunos nas salas de aula. 
    Com diversos aspectos técnicos, baseados em um estudo profundo das motivações e consequências da evasão escolar por parte do autor, a Editora entrega mais um extraordinário veículo de consulta diária, na expectativa de que o presente trabalho seja essencial nas pesquisas relacionadas ao tema.
     
    ONDE ENCONTRAR:
    Em breve nos principais marketplaces
Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.