Luiz Bardal

Luiz Bardal

Pós-Graduação em Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAG), Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Graduado em Direito pela Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Auditor das Normas ISO 9001; ISO 14001; OHSAS 18001 e SA 8000, Certificação Internacional pela NEBOSH IGC. Atuação profissional sênior adquirida em mais 35 anos na Gestão QHSE – Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, em múltiplas operações em obras de Infraestrutura, Setor de Energia, Construção civil pesada, Hidrelétrica, Siderurgia e Mineração, Automotiva, Oil & Gás em empresas, tais como: Siemens, DuPont do Brasil SA, Construtora Queiroz Galvão, IESA Óleo & Gás, Toyo Engineering Co, Setal, Construtora OAS SA, Energia Sustentável do Brasil SA, Pirelli SA, Companhia Siderúrgica Nacional, Brinquedos Estrela SA, Ecovix – Engevix Construções Oceânicas SA. Atualmente é Gerente de EHS da Guascor do Brasil/Siemens, atuando na área de energia e O&G.

  • Triangulação em Saúde e Segurança do Trabalho: gestão, engenharia e comportamento - Volume 4

    Segmento: GESTÃO

     A triangulação é quando três forças exercem sobre um ponto.

    Se as forças estão em equilíbrio aumenta a capacidade de re-sistência a qualquer força externa. Em saúde e segurança do trabalho a triangulação ocorre com os três elementos relevantes: engenharia, gestão e comportamento que atuam em cada lado do triangulo, funcionando como uma escora travando a deformação do sistema, que neste caso, pode ser simbolizado pelos desvios, comportamentos de riscos, não-conformidades, doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.
     
    Componentes da Triangulação em Saúde e Segurança no Trabalho
     
    Engenharia: projetos, processos e sistemas físicos, tecnologia, estruturas técnicas, mecanismos, dispositivos e design;
     
    Gestão: sistemáticas e medidas de planejamento, organização, liderança e controle aplicados a obtenção de resultados em segurança e saúde do trabalhador;
     
    Comportamento: programas, práticas e ferramentas que visam a conscientização, o aprendizado, o desenvolviento e a mudança de atitude orientada ao comportamento se-guro de forma individual ou em equipe no cotidiano evo-luindo assim o nível de cultura na empresa.
    Boa leitura, sirva-se a vontade desta obra!
Desenvolvedor SA DesenvolvedorSA & ArpaDesign arpaDesign © Editora Nelpa | Todos os direitos reservados.